Páginas

Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Top 5: Dia dos Pais.


Dia dos pais chegando e com base nesse tema, montei uma lista de cinco músicas, que se referem aos diferentes tipos de pais, contendo ainda uma faixa extra. Espero que gostem.
Cliquem para conferir.


5. Roberto Carlos – Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo. (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)
Meu querido, meu velho, meu amigo. O que todo pai é ou deveria ser para seus filhos. Aqui Roberto enaltece sua admiração, respeito e carinho. Pregando a importância de sua bela experiência de vida, para a sabedoria.
Roberto Carlos é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga.


“Eu já te falei de tudo
Mas tudo isso é pouco
Diante do que sinto.”



4. Gonzaguinha – Um Bilhete Pra Lua, Meu Pai. (Gonzaguinha)
Gonzaguinha homenageia seu pai, Luiz Gonzaga, carinhosamente conhecido por todos como O Rei do Baião. Aqui, dispenso apresentação, pois no próprio vídeo Gonzaguinha já explica detalhadamente o motivo da música.


“Cuida bem do coração,
Liga não,
Que o povo não esquece
Tudo que você é.”




3. Zé Ramalho – Avôhai (Zé Ramalho)
Nessa próxima música, Zé Ramalho homenageia seu avô, José Alves Ramalho, que foi quem o criou desde que seu pai morreu, aos 9 anos, afogado nos açudes do sertão. Foi ele quem o educou e o ensinou o caminho do bem. A palavra Avôhai é uma criação do próprio Zé, que é junção de Avô + Pai. Sendo assim, não poderia deixa-lo de fora, afinal, como diz o velho ditado “pai é quem cuida”.


“Na laje fria onde quarava
Sua camisa e seu alforje de caçador
Oh, meu velho e invisível, Avôhai!
Oh, meu velho e indivisível, Avôhai!”



2. Nelson Gonçalves - Naquela Mesa (Sérgio Bittencourt)
A harmonia melancólica, a letra carregada de sentimentos e a voz forte de Nelson Gonçalves, fazem com que a seguinte música fique em segundo lugar. A dolorosa lembrança e a saudade deixada pelo pai que já não está mais presente, compõem esta canção. Deixo aqui minha homenagem a todos os pais que já se foram e deixaram inúmeras mesas faltando um lugar.


“Se eu soubesse como dói a vida
Essa dor tão doída,
Não doía assim.”



1. João Nogueira – Além do Espelho (João Nogueira/ Paulo Cesar Pinheiro/ Ivo Lancellotti)
Em primeiro lugar, Além do Espelho. O merecido pódio não é só porque a letra é composta de inteligência e emoção, mas também traz um tema mais complexo, que se refere ao pai e a ser pai. Abordando o ciclo da vida e a importância paterna na criação dos futuros filhos.
João Nogueira é pai do músico Diogo Nogueira e filho do também músico e advogado, João Batista Nogueira.


“A missão do meu pai já foi cumprida,
Vou cumprir a missão que Deus me deu
Se meu pai foi espelho em minha vida
Quero ser pro meu filho espelho seu”



FAIXA EXTRA: Legião Urbana – Pais e Filhos (Renato Russo/ Dado Villa-Lobos/ Marcelo Bonfá) 
Aproveitando o espaço, não poderia de homenagear meu próprio pai, Fernando Rodrigues, um gênio da fotografia, um exemplo como pai, mas um péssimo elaborador de piadas (pois é ninguém é perfeito). Obrigado pelas dicas, pelo apoio, pela ajuda em tudo que preciso. Obrigado. O dia é seu, mas o presente é meu, em tê-lo como pai. Parabéns pelo seu dia.

Meu nome foi escolhido por ele e minha mãe, com base na próxima música.


“Meu filho vai ter nome de santo,

Quero o nome mais bonito”


5 comentários:

  1. Adorei a selecao principalmente a faixa bonus! (deve ser pq a conheco!)
    Parabens Pedro! To adorando o blog!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Faltou Pai do Fábio Jr. Lindona...Blog tá maneiraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Thuane, volte sempre que puder.
    Matheus, essa entrou na pré-seleção, mas como é uma música bastante conhecida dei oportunidade pras outras. Abç.

    ResponderExcluir
  4. Muito show, Pedro!!! Tô adorando esse blog e a homenagem prestada ao seu pai deve tê-lo feito se emocionar!!! Eu fiquei muito emocionada... Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Pedro você foi meu melhor presente da minha vida, fiquei realmente emocionado com esse belo presente.
    as escolhas estão perfeitas, inclusive a exclusão de "Pai" de Fabio Jr,

    ResponderExcluir